sábado, 23 de novembro de 2013

ROBERT CHRISTIAN HANSEN, o “Serial Killer do Alasca”



Nascido em Pocahontas, Idaho, no ano de 1940, Hansen era filho de um imigrante dinamarquês e seguiu os passos de seu pai como padeiro. Em sua juventude, Hansen era magro, tímido, aflito com uma gagueira e um caso grave de acne o deixava permanentemente assustado (nos anos posteriores, ele se lembraria de seu rosto como “uma grande espinha”). Marginalizado pelas meninas atraentes da escola, ele cresceu odiando-as e alimentando fantasias cruéis.

Hansen casou em 1961 e divorciou-se ainda naquele ano, seguindo-se à sua primeira prisão sob a acusação de incêndio criminoso. Seis anos depois, ele se casou com outra nativa de Pocahontas e foi morar em Anchorage, no Alasca, onde abriu sua própria padaria, seguramente sem suas memórias dolorosas da infância e adolescência. Hansen recebeu lições de voo e comprou um avião, ganhando a reputação de caçador de carneiros, lobos e ursos com um rifle ou arco-e-flecha.


Em 1972, Hansen foi preso duas vezes acusado de rapto e tentativa de estupro de uma dona-de-casa (que escapou de suas garras) e do estupro de uma prostituta (que não o quis). Cumprindo menos de seis meses em uma acusação reduzida, ele foi novamente pego por roubar uma serra em uma loja em 1976. Condenado por furto, foi sentenciado a 5 anos de prisão, mas o veredicto foi alterado na apelação porque a Corte Suprema do Alasca considerou sua sentença “muito severa”.

Desconhecido pelas autoridades locais, a atividade visível de Hansen era apenas a ponta do verdadeiro iceberg. De acordo com sua confissão, Hansen caçava insistentemente mulheres, no período entre 1973 e 1983, quando matou 17 e estuprou mais 30, que sobreviveram. Como objetivo, ele selecionava prostitutas, strippers e similares, transportando-as de avião para a parte mais selvagem fora de Anchorage, onde elas eram forçadas a atuar de acordo com as fantasias particulares de Hansen. “Se elas fizessem o que eu queria, poderiam voltar à cidade. Eu dizia a elas que, se me causassem qualquer problema, eu as colocaria na prisão por serem prostitutas”.



A resistência – ou exigências por pagamento após o ato sexual – resultou em várias vítimas sendo assassinadas, algumas vezes com toques demoníacos de Hansen, deixando-as nuas e caçando como animais, matando-as com faca de caça ou seu rifle favorito de caça de grande porte.

A primeira indicação de um assassino à solta veio em 1980, quando os trabalhadores de construção desenterraram os restos de uma mulher perto da estrada de Eklutna. Apunhalada até a morte em 1979, ela nunca foi identificada e foi apelidada “Annie de Eklutna” pela polícia designada para trabalhar no caso. Mais tarde, naquele ano, o corpo de Joanne Messina foi encontrado em um poço de pedregulho próximo a Seward, e uma força-tarefa especial foi organizada par investigar os assassinatos.



A dançarina de topless Sherry Morrow estava morta havia dez meses quando os caçadores encontraram seu corpo em uma cova rasa ao lado do Rio Knik, mas a descoberta não levou as autoridades mais perto de uma solução para o caso.

Em 1983, Hansen decidiu poupar tempo e energia trazendo suas vítimas para casa. Chamou isso de seu “projeto de verão” e fez o trabalho base enviando sua esposa e duas crianças para umas férias na Europa. Em seguida, ele começou a colocar anúncios em um jornal local para solteiros, procurando mulheres para “unir-se para encontrar o que existe depois da próxima cerca, depois da próxima montanha”.


Em 13 de junho de 1983, uma cativa de 17 anos, Cindy Paulson, escapou de Hansen a caminho do hangar do avião, as algemas ainda pendendo de um pulso, quando ela correu pedindo ajuda. Suas acusações atraíram a atenção dos detetives da força-tarefa para Hansen e ele, finalmente, confessou uma série de 17 assassinatos, incluindo o de Paula Goulding, encontrada pelos caçadores em setembro de 1983. Em um passeio de avião pela parte selvagem, Hansen começou a apontar as covas para as tropas estaduais e eles recuperaram 11 corpos nos 8 meses seguintes. Diversas vítimas permaneceram anônimas, seus nomes eram desconhecidos mesmo para Hansen, mas outras foram identificadas, como Rox Easland, Lisa Futrell, Andréa Altiery, Angela Fedder, Teresa Watson e Delynn Frey – todas desaparecidas na área de Anchorage durante o reino de terror de Hansen.

Em 18 de fevereiro de 1984, Robert admitiu a culpa em quatro acusações de homicídio doloso nos casos de Annie “Eklutna”, Joanne Messina, Sherry Morrow e Paula Goulding. As acusações foram desconsideradas em outros casos, mas isso quase não importava, pois, Hansen foi sentenciado à prisão perpétua e mais 461 anos.

Fonte: A Enciclopédia de SerialKillers, de Michael Newton

           Murderpedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário