domingo, 9 de fevereiro de 2014

RICHARD RAMIREZ, o "Golpeador Noturno" (The Night Stalker)



No outono de 1983, em Los Angeles, cinco assassinos em série estavam à solta, matando um independentemente do outro, cada um com sua “assinatura pessoal”.

No verão de 1985, as manchetes giravam em torno de um sádico invasor de casas com preferência por janelas destrancadas e um gosto por mutilação selvagem, o qual apelidaram de o “Perseguidor Noturno”. Em apenas 3 semanas de intensa atuação, ceifou 16 vidas.

O terror teve início em 10 de abril de 1984, com o estupro e assassinato de Mei Leung, de 9 anos (fato que só foi comprovado em 2009 através de um exame de DNA feito pela polícia de São Francisco); em junho de 1984, com o assassinato de uma mulher de 79 anos em sua casa, no subúrbio de Glassel Park. A polícia levantou as digitais de uma tela de janela, mas não havia um suspeito para comparar.

Em fevereiro de 1985, a polícia tinha dois assassinatos para desvendar, mas não viram qualquer ligação: primeiramente com o rapto de uma menina de 6 anos, em Montebello, agarrada em um ponto de ônibus próximo a sua escola, abusada sexualmente e jogada em Silver Lake, dentro de um saco de lavanderia, no dia 25 de fevereiro; depois, em 11 de março, uma menina de 9 anos foi raptada em seu quarto, em Monterey Park, estuprada e jogada no Elysian Park.

A mãe de Richard

Em 17 de março, o Golpeador Noturno atirou em Dayle Okazaki, de 34 anos, no condomínio Rosemead onde morava a vítima, e feriu sua colega de quarto, Maria Hernandez, antes de fugir. Maria forneceu à polícia a primeira descrição do invasor: rosto longo, notável por seus cabelos encaracolados, olhos salientes e dentes espaçados e estragados. No mesmo dia, Tsa Lian Yu, de 30 anos, foi puxada de seu carro, próximo a sua casa em Monterey Park, e atingida por diversos tiros, falecendo no dia seguinte.

Na noite de 20 de março, uma menina de Eagle Rock foi raptada de sua casa, abusada sexualmente, mas ele não a matou.

Em 27 de março, o Golpeador Noturno deslocou-se para a cidade de Whittier, onde espancou até a morte Vincent Zazzara, de 64 anos, e sua esposa, Maxine, de 44 anos, dentro da casa onde ambos moravam. Maxine foi fatalmente apunhalada, teve seus olhos escavados e levados da cena por seu agressor. Seus corpos só foram descobertos em 29 de março.

Richard e seu retrato falado

No dia 14 de maio, Willian Doi, de 65 anos, recebeu tiros na cabeça disparados por um homem que invadiu sua casa em Monterey Park. Doi alcançou o telefone e discou a emergência antes de falecer, o que salvou sua esposa de ser agredida.

Em 29 de maio, Mabel Bell, de 84 anos, e sua irmã inválida, Florence Lang, de 81 anos, foram espancadas de forma selvagem em sua casa em Monrovia. Neste caso, o agressor escreveu com tinta os pentagramas satânicos no corpo de Bell e nas paredes da casa. Foram encontradas pelo jardineiro no dia 2 de junho, tendo Florence Lang sobrevivido ao ataque.

O Golpeador continuava a elevar seu placar. Em 27 de junho, Patty Higgins, 32 anos, foi assassinada com a garganta cortada em sua casa, em Arcádia, e no dia 2 de julho, Mary Cannon, 77 anos foi assassinada da mesma forma, a 9km de distância do local.

Em 7 de julho, Joyce Nelson, 61 anos, foi espancada até a morte em sua casa, em Monterey Park e, em 20 de julho, agiu duas vezes: primeiro invadiu uma casa em Sun Valley assassinando Chainarong Khovanath, 32 anos, espancou e estuprou sua esposa e agrediu seu filho de 8 anos antes de fugir com dinheiro e joias no valor de US$ 30mil. Pouco tempo depois, matou a tiros Max Kneiding, 69 anos, e sua esposa Lela, de 66 anos na casa do casal, em Glendale.

Casal Kneiding

No dia 6 de agosto foram feridos a tiros Christopher Peterson, 38 anos e sua esposa Virginia, 27 anos, em sua casa, em Northridge. As descrições combinavam com a do Golpeador e, novamente, em 8 de agosto, matou a tiros Elyas Abowath, 35 anos, e espancou brutalmente sua esposa, em sua casa, próximo ao Bar Diamond.

Até esse momento, a polícia mantinha os fatos sobre o “Golpeador Noturno” em sigilo – acho que ajudou e muito na despreocupação da sociedade quanto a esse predador, invasor de casas e assassino...

A partir deste último caso, a polícia anunciou sua caçada ao assassino. Em 17 de agosto, atirou em Peter Pan, de 66 anos, em sua casa em São Francisco. A esposa de Peter foi atingida por tiros e espancada, mas sobreviveu aos ferimentos, identificando o Perseguidor pelos retratos falados.

Condecorações aos que ajudaram
na captura de Richard

Até 22 de agosto, creditavam ao Perseguidor um total de 14 assassinatos na Califórnia. Ainda feriu Bill Carns, 29 anos, com um tiro na cabeça, estuprou sua noiva e fugiu com o carro de Bill. O veículo foi recuperado no dia 28 de agosto, com impressões digitais pertencentes à Richard Ramirez, um antigo andarilho do Texas, cuja folha corrida de Los Angeles incluía inúmeras prisões por tráfico.

Seus conhecidos o descreveram como “satanista”, usuário de drogas, obcecado pela banda de rock AC/DC. Segundo relatórios, Ramirez adotou a música “Night Prowler” (Ladrão Noturno) como hino, tocando-a repetidamente por horas a fio.

Em 30 de agosto foram emitidas várias fotografias de Richard na TV, sendo capturado por civis no dia seguinte, cercado e espancado quando tentava roubar um carro. A polícia chegou a tempo de salvá-lo e, em 29 de setembro enfrentou 68 acusações por crimes qualificados, incluindo 44 acusações de assassinato e 22 acusações de agressão sexual. Uma das acusações de assassinato foi retirada antes do julgamento, mas 8 novas acusações foram acrescentadas à lista em dezembro de 1985: entre eles, 2 estupros e uma tentativa de assassinato.

Uma irmã de Ramirez disse à imprensa que ele desejava admitir a culpa, um desejo frustrado por seus advogados, mas não houve qualquer demonstração pública de arrependimento por parte de Ramirez. Mostrando um pentagrama na palma de uma de suas mãos, Ramirez acenou para os fotógrafos e gritou: “Hei Satã!”. Durante uma audiência preliminar no tribunal, ele disse a um companheiro interno: “Matei 20 pessoas, cara... adoro todo esse sangue!”.

Notícias da época

O julgamento de Ramirez foi uma maratona... a seleção do júri começou em 22 de julho de 1988 e, em 20 de setembro de 1989 os jurados condenaram-no em 13 acusações de assassinato e 30 crimes qualificados relacionados.

Em 4 de outubro, recomendou-se a execução de Ramirez, que foi formalmente sentenciado à morte em 7 de novembro de 1989. Palavras de Ramirez:
Vocês vermes me deixam doente! Não me entendem... estou além do bem e do mal! Serei vingado. Lúcifer habita em todos nós!”

Aos repórteres, fora do tribunal disse: “Grande coisa. A morte sempre veio com o território. Vejo vocês na Disneylândia”.

Posteriormente enviado a São Francisco para o julgamento pelo assassinato de Peter Pan, Ramirez foi cercado por grupos femininos que se alinhavam para visitá-lo na prisão. Elas disputavam a atenção de Ramirez e essa “adoração” interrompeu tanto a rotina da cadeia que Ramirez foi transferido para San Quentin, em setembro de 1993, aguardando sua execução no corredor da morte. Quando admitido nesta prisão, descobriram que Richard tinha um tubo de metal com uma chave e uma agulha e seringa escondido em seu reto (!).

Em junho de 1995, o processo de São Francisco foi adiado indefinidamente, pendente de um recurso de apelação. Em 7 de agosto de 2006 sua sentença de execução foi confirmada e um mês depois a Suprema Corte negou o pedido de nova audiência.

Permanecia no corredor da morte, na prisão de San Quentin, porém, faleceu em 7 de junho de 2013, aos 53 anos de idade, de causas naturais (abaixo, link da notícia).


PREFERÊNCIAS DE RAMIREZ

Ramirez nasceu no dia 29 de fevereiro de 1960, em El Paso, no Texas. Alguns acreditam que foi influenciado por seu primo Mike, um veterano da Guerra do Vietnã que se gabava de matar e torturar seus inimigos vietnamitas e mostrou-lhe fotos Polaroid de suas vítimas. Ramírez estava presente na noite em que seu primo Mike atirou e matou sua esposa, cujo sangue espirrou em seu rosto.

Questionário respondido por Ramirez, em entrevistas, na prisão:

Esportes favoritos: Rugby, Futebol, Boxe
Música preferida: Heavy Metal
Atriz preferida: Samantha Strong
Local de férias favorito: URANO
Comida preferida: pés das mulheres
Cor preferida: vermelho
Passatempo: Viagem e medir caixões
Curte: cocaína
Não curte: hipócritas e autoridades
Faça um desejo: ter o meu dedo em um dispositivo de gatilho nuclear
O que você procura em uma garota: uma boa bunda e boas pernas
Forma perfeita de comemorar: beber rum no cemitério em uma noite de lua
Descreva-se: um idiota orgulhoso
Lema: viva cada dia como se fosse o último
Se você gosta de uma garota, o que faz para chamar sua atenção?: eu saco minha arma
Tem algo que você mudaria sobre si mesmo?: Nada, a não ser onde eu estou.
Como sua vida mudou, como resultado de seu sucesso?: não tenho mais privacidade
Qual é a sua mensagem para seus fãs?: mantenham o seu espírito forte.

Entrevista com Richard Ramirez
Fonte: Aprendiz Verde


Fonte: Enciclopédia de Serial Killers, de Michael Newton
           Murderpedia.org
           G1 Globo.com
          Aprendiz Verde





Nenhum comentário:

Postar um comentário